Apresentação


  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

Entendemos cidades inteligentes como aquelas onde seus habitantes conseguem encontrar soluções próprias, de forma colaborativa e articuladas com o setor público, academia e mercado.


Acreditamos que organizar isso por bairros é a forma de conseguir maior engajamento dos cidadãos, por serem mais sensíveis a atuar na região próxima de onde vive. Por isso estendemos o conceito para Bairros Inteligentes.


Para conseguir a participação da população, estamos criando uma plataforma de participação cidadã que agregue informações, serviços e entretenimento. Isto ajudará a população de cada bairro a identificar, avaliar e tratar possíveis melhorias em seus bairros, de forma colaborativa e facilite o encaminhamento das demandas e propostas de solução, em especial de segurança pública, para os órgãos competentes e/ou financiamento coletivo. 


Iremos montar projetos pilotos inicialmente em dois bairros. Com o aprimoramento e amadurecimento obtido, será replicado para outros bairros e conectados entre eles, para troca de experiências e informações.


O objetivo final é criar uma rede de redes entre bairros e cidades, do nosso país e de outros países e contribuir para melhorar a participação cidadã.  


Este projeto usará como padrão domínios geográfico de alto nível (geographic top-level domain, ou simplesmente GeoTLD) a terminação .rio.


Desta forma, propomos criar domínios com nomes de diferentes bairros do Rio de Janeiro, para sediar a plataforma, como células e haverá um domínio índice, que reunirá todos os demais. 


Tendo uma indicação de referência territorial específica, que vai ao nível do bairro, a indicação - “meubairro”.rio - como domínio geográfico de alto nível (geographic top-level domain, ou simplesmente GeoTLD), credencia a plataforma para promover tudo o que a comunidade tem a oferecer. Um geoTLD permite que as pequenas e médias empresas, os motores da criação de empregos, muitas vezes lotados fora dos domínios de alto nível existentes, possam ter  um domínio que é memorável e relevante para os seus clientes.


O projeto não obriga que cada célula use este padrão, podendo ser escolhidos outros domínios, mas o uso deste padrão na fase inicial ajudará a consolidar o conceito no mercado por fácil associação e memorização. 


Conheça o site do projeto. 

Comentários
Carregando...